sexta-feira

ITÁLIA, LA BELLA ITÁLIA

11.06.2013 - Em MERANO, Itália - Chegamos à Itália depois da travessia cansativa e maravilhosa do Passo Timmelsjoch. Fomos pernoitar em Merano, uma cidade italiana onde prevalece o idioma alemão. Foi curioso constatar que a própria programação de TV é transmitida em alemão. Merano é uma cidade tradicionalmente voltada para os esportes na neve, mas que atende muito bem os turistas mesmo em outras estações. Também pudera! Cenários maravilhosos é que não faltam. Ficamos numa pousada muito simpática, chamada St. Urban, ao custo de 80 euros o casal. O calor em todas as cidades da Itália foi permanente, beirando sempre os 38 graus.

Merano, Itália

No caminho para Merano

No caminho para Merano

Merano, Itália
12 e 13.06.2013 - CORTINA D'AMPEZZO E AS DOLOMITAS - Esse trecho foi  considerado por nós, de modo unânime, como o mais belo de toda a viagem. Trafegar pelas Dolomitas e seus penhascos foi uma experiência marcante. Uma obra maravilhosa da arquitetura divina, referendada como Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco. As fotos falam por si.
b) Devo também falar um pouco da cidade de Cortina D'Ampezzo, que é uma das estações de esqui mais visitadas da Europa. Um ambiente acolhedor, de arquitetura impecável, com ruas largas e excelente atendimento onde quer que se vá. Os motociclistas aqui são muito bem tratados, porque Cortina é melhor local para abrigar os aventureiros que trafegam pelos Alpes. Um ponto central para conhecer as belezas infinitas dos arredores.


Trajeto de Merano até as Dolomitas


Dolomitas, Passo Sella

Dolomitas, Passo Sella

Dolomitas

Dolomitas

Cortina D'Ampezzo

Cortina D'Ampezzo

Lago Misuro

Lago Misuro
Ninguém é de ferro

Dolomitas

14 e 15.06.2013 -  BASSANO DEL GRAPA e VENEZA-
a) Deixamos Cortina e seguimos em direção ao litoral mediterrâneo. Elegemos a cidade de Bassano del Grapa como ponto de apoio para irmos a Veneza, no Mar Adriático (um dos muitos mares do Mediterrâneo). Veneza e motocicleta não combinam, porque é muito complicado chegar a qualquer ponto que não seja pelos canais da cidade (de barco).
b) Bassano nos encantou por sua história. Fotografamos a casa onde Napoleão Bonaparte viveu entre setembro de 1796 a março de 1797, em período anterior ao Império Napoleônico. Ainda em Bassano, conhecemos a famosa Ponte Di Legno, onde aconteceu a batalha final que impôs a derrocada do Fascismo na II Grande Guerra. As marcas das balas dos fuzis e metralhadoras continuam lá nas paredes das casas, como um cartão de recordações amargas de uma Era que ninguém deseja reviver. Nesta cidade, conhecemos o casal Stéfano (italiano) e Trícia (brasileira), que nos deram suporte fantástico durante nossa passagem por lá.
c) Logo na manhã do dia 15, pegamos o trem para Veneza, uma breve viagem com cerca de 1 h de duração. Falar de Veneza é desnecessário, mas gostaria de acrescentar que esta cidade tem muito a ver com minhas origens. Foi onde minha bisavó Amália nasceu, bem antes de migrar para o Brasil. Durante o passeio por Veneza, resolvemos separar os casais. Eu e Rosane para um lado; Wolf e Ivone para o outro. Combinamos de nos encontrar à noite, no hotel em Bassano. Temperatura de 38 graus e um dia inteiro de caminhadas e passeios pelos canais da cidade.

Trajeto de Cortina até Bassano


FOTOS EM BASSANO DEL GRAPA

Bassano del Grappa

Bassano del Grappa

Bassano del Grappa, na Ponte Di Legno

Stéfano e Trícia, nossos anjos em Bassano

 
Bassano Del Grappa






 
Ponte Di Legno, em Bassano



FOTOS EM VENEZA













16 e 17.06.2013 - LAGO DI GARDA, ITÁLIA
O caminho de Bassano para o Lago Di Garda é curto, mas intenso. Pilotamos por uma região esplendorosa e pitoresca, com muitos lagos, rios e "Passos" (travessias de montanhas) pelo trajeto. Passamos próximos a Maróstica, uma cidadela construída dentro das muralhas de um castelo medieval, local de residência do dono da grife Diesel. O Lago Di Garda abriga diversas cidades em seu entorno, as principais são Riva Del Garda e Tórbole (onde o filósofo Göethe escreveu Ifigênia, inspirado pelas belezas do lago). Por ser quase verão e também início das férias escolares por aqui, só conseguimos hospedagem em Nago, uma cidadela tão próxima de Tórbole, que foi possível ir a pé. Faltam-me palavras para descrever as belezas da região. Espero que as fotos consigam traduzi-las.

Em Nago, no Lago Di Garda
 
Vista de Tórbole, onde Göethe escreveu Ifigênia

Pôr do Sol em Riva del Garda

Lago Di Garda

Lago Di Garda
Lago Di Garda
Lago Di Lerno

4 comentários:

  1. Flafa e Rosane, parabéns! Esse tipo de viagem é o "meu número"! Eu apenas prefiro ter as quatro rodas num mesmo veículo, aquecimento, ar condicionado... rsrsrs Ou pilotando, claro! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Flávio, meu compositor, estou maravilhado. Como na América, a Europa é incontestável para ver e desfrutar das maravilhas criadas por Deus. Sempre conheço um pouco mais dos países, pela riqueza dos detalhes nos seus blogs. A propósito lembro-me do Wolfgang em 1981; amizade é Divino!! Parabéns meu amigo. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:39 AM

    Fantástico!!! Parabéns, grande Flávio! Abraço

    Rômulo - CCONT/MI

    ResponderExcluir
  4. Flávião, o surf de rio na Alemanha é muito show, já assisti um documentário sobre este lugar e os surfistas daí! Parabéns pela bela viagem abraço.

    ResponderExcluir